Grupo FRIP

O Grupo FRIP produz alimentos ultracongelados de alta qualidade há mais de 50 anos.
É constituído por 5 empresas com unidades de produção implantadas em Portugal e Moçambique e exporta para todos os continentes.

A produção divide-se em 3 áreas principais: Pesca (Marisco e Pescado Selvagem), Vegetais e Preparados de Refeição.

Através de uma integração vertical do negócio (pesca, agricultura, transformação, congelação, armazenagem e distribuição), conseguimos controlar a qualidade dos nossos produtos por forma a garantir a satisfação dos nossos clientes.

MUITO MAIS QUE UMA MARCA:
UMA REFERÊNCIA DE QUALIDADE PRESENTE NA SUA MESA.

História

1965

Teotónio França Morte compra a Sociedade de Pesca Miradouro, com um navio costeiro.

1967

A Miradouro torna-se a primeira empresa em Portugal e uma das primeiras do mundo a congelar pescado a bordo no Cabo Branco, atual Mauritânia.

1968

A empresa Friopesca – Refrigeração de Aveiro é criada na Gafanha da Nazaré, em Aveiro, com o objetivo de transformar, armazenar e comercializar o pescado congelado a bordo.

1970

A Friopesca inicia a atividade de produção de vegetais congelados, sendo pioneira em Portugal na ultracongelação de ervilha.

1976

A Friopesca é a primeira empresa em Portugal a utilizar a colheita mecânica de ervilhas e de feijão verde.

1982

A Miradouro inicia a atividade de pesca de crustáceos na Guiné-Bissau, onde desenvolve o know-how necessário para processar, embalar e ultracongelar o marisco, em embalagem comercial a bordo dos navios-fábrica, pronto a sair para o mercado.

1989

Construção da segunda fábrica de processamento de pescado e de vegetais em Aveiro.

1990

Registo e lançamento no mercado da marca FRIP.

1991

Aquisição da Frina – Frigoríficos Nacionais, empresa de processamento de pescado e de microdistribuição de congelados na zona da Lisboa.

1995

Aquisição da SNAB – Sociedade Nacional dos Armadores de Bacalhau, empresa estatal com 3 navios, arrastões congeladores de crustáceos.

1998

Início da pesca de crustáceos em Moçambique.

1999

Aquisição da Empresa Pescarias Beira Litoral, com 7 navios arrastões costeiros a operarem na costa Portuguesa.

2002

Desaparecimento do fundador Teotónio França Morte, que deixa um legado de inovação, coragem e empreendorismo às novas gerações.

2003

Nova geração de navios arrastões congeladores: Final da construção do “Ria Mar”, “Horizonte” e “Indico”. Constituição da primeira sociedade mista em Moçambique, a SIP – Sociedade Industrial de Pesca.

2005

Final da construção do navio “França Morte”, o arrastão para a pesca no Atlântico Norte tecnologicamente mais evoluído da península Ibérica. Criação da segunda sociedade mista em Moçambique, com a aquisição da empresa Marbeira – Pescas da Beira.

2008

A Friopesca torna-se a primeira empresa portuguesa do ramo certificada pelas normas ISO 9001 e ISO 22000.

2012

Separação acionista com a saída do negócio de pesca do Atlântico Norte da esfera do Grupo.

2013

Aquisição do arrastão Costeiro “Nadir”. Expansão da capacidade de produção de Vegetais da Friopesca com a aquisição de um túnel de congelação com capacidade de 7 Tons/hora.

2014

Aquisição do navio arrastão Espanhol “Nuevo Ria Aldán” e transformação do mesmo em arrastão congelador para a pesca de pescado e crustáceos, com o nome “Polo Sul”.

2015

Aquisição da Empresa Albamar com dois navios arrastões costeiros “Albamar” e “Novo Mar” a operarem na Costa Portuguesa.

2016

Inauguração e entrada em funcionamento do Entreposto Frigorífico de Maputo, e início da operação de distribuição de congelados em Moçambique.

2017

As empresas Friopesca e Frina obtêm o grau mais elevado de certificação alimentar através das normas BRC e IFS respetivamente.